França de Deschamps e as “lições do gramado”

Correção

Na estreia da França contra a Austrália, no sábado, apenas o “resultado” se salvou. O time de Didier Deschamps foi a campo mal escalado, com problemas táticos e movimentos completamente previsíveis. Para o segundo jogo contra a França, porém, o comandante aprendeu com as “lições do gramado”. A mudança de 4-2-3-1, com migração para o 4-2-2-2 elevou o potencial do time.

Individualidades

E mais: ao centralizar Griezmann na linha de meias, a equipe corrigiu a falta de articulação ofensiva — aliás, a não convocação de Rabiot, do PSG, revela no mínimo um “absurdo”. Outra evolução ocorreu pela presença de Giroud na camisa 9. O centroavante à moda antiga prendeu a defesa rival e, assim, Mbappé e Griezmann tiveram mais espaço para circular entre as linhas. A presença de Matuidi na extrema-esquerda também liberou os avantes para o jogo e permitiu as infiltrações de Pogba.

Bancários

Além de Matuidi e Giroud que deixaram o banco para a segunda partida, Deschamps poderia rever outra ponto: as laterais. Jogador do Mônaco, Sidibé poderia contribuir mais que Pavard na direita, sobretudo na peça ofensiva. Na esquerda, Hernandéz tem atuado bem, mas Mendy — recentemente campeão inglês com o Manchester City — também poderia ampliar o vigor na camisa 6, sobretudo tendo Matuidi no meio garantindo robustez ao setor.

Futuro

Embora o 4-2-3-1 tenha “dado liga”, o selecionado poderia variar a mecânica na peça ofensiva. Bastaria segurar mais Kanté, Matuidi e Pogba e liberar Mbappé e Griezmann. O 4-1-4-1 com migração para o 4-3-3 possibilitaria, ainda, que o jogador do PSG também atuasse pelo flanco canhoto. Contra os peruanos, Deschamps mexeu errado: poderia ter sacado Giroud para o ingresso de Dembelé, centralizando Mbappé como 9 de movimentação. Neste cenário a equipe estaria formatada pro contragolpe. No segundo tempo “apenas resistiu”. Final 1 a 0, gol do camisa 10!!!!

Foto: Federação de Futebol da França (FFF)

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *